OMS estima que 90% da população já seja imunizada contra a Covid-19

Foto: AFP

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que cerca de 90% da população mundial apresentam algum nível de imunidade à Covid-19. A entidade, entretanto, manteve o alerta para ameaça de novas variantes.

“A OMS estima que ao menos 90% da população mundial têm agora algum nível de imunidade ao SRAS-CoV-2 devido a uma infecção anterior ou à vacinação”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa.

Tedros, que em janeiro de 2020 comunicou que o surto de coronavírus passava a ter caráter de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), disse acreditar que o mundo pode estar diante do fim da pandemia. Contudo, alertou para os cuidados a fim de barrar o aparecimento de novas variantes.

“Estamos muito mais perto de poder dizer que a fase de emergência da pandemia terminou, mas ainda não chegamos lá”, ponderou o diretor-geral. Ele chamou atenção sobre a redução das medidas de proteção contra a Covid, que pode ser uma porta de entrada para variantes ainda mais potentes.

“Lacunas na vigilância, testes, sequenciamento e vacinação continuam criando as condições perfeitas para o surgimento de uma nova variante preocupante que pode causar mortalidade significativa”, considerou Tedros.
A estimativa de imunidade da população mundial é uma esperança, mas os números da Organização apontaram, na semana passada, mais de 8.500 mortes por Covid, de acordo com Tedros. Um número que “não é aceitável” após os avanços de três anos de pandemia, quando “já temos tantas ferramentas para prevenir infecções e salvar vidas”.

O Povo

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais notícias

Publicidade