Pesquisa Ipespe Ceará: Wagner lidera e Elmano abre vantagem sobre Roberto Cláudio

Foto: Fco Fontenele e Aurélio Alves/O POVO

A nova rodada da pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará mostra que o candidato da oposição Capitão Wagner (União Brasil) continua na liderança da disputa, com 37% das intenções de voto. Ele é seguido pelo candidato Elmano Freitas (PT), que tem 28%, e aparece pela primeira vez isolado na segunda colocação. Em terceiro está o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), que tem 19%. Os números referem-se à pesquisa estimulada, ou seja, quando o entrevistador oferece opções ao eleitor.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 13 de setembro, Wagner oscilou um ponto para cima (de 36% para 37%), Elmano cresceu cinco pontos (de 23% para 28%) e RC oscilou três pontos para baixo (de 22% para 19%). Essa é a primeira das quatro pesquisas Ipespe contratadas pelo O POVO na qual Elmano aparece com vantagem real em relação a Roberto Cláudio. Embora no último levantamento o petista estivesse numericamente à frente de RC, eles estavam tecnicamente empatados considerando a margem de erro.

Entre os candidatos que correm por fora na disputa estadual, Chico Malta obteve 1% da preferência, enquanto Zé Batista (PSTU) e Serley Leal (UP) não atingiram 1% das intenções de voto. Eleitores que afirmaram votar em branco, nulo ou em nenhum são 8%, já os que não souberam ou não responderam também somam 8%. O Ipespe informou que os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento.

Pesquisa estimulada

Capitão Wagner (União Brasil): 37% (+1)
Elmano Freitas (PT): 28% (+5)
Roberto Cláudio (PDT): 19% (-3)
Chico Malta (PCB): 1% (=)
Zé Batista (PSTU): 0% (-1)
Serley Leal (UP): 0 (-)
Branco / nulo /nenhum: 8% (-2)
Não sabe / não respondeu: 8% (+1)

A pesquisa Ipespe contratada pelo O POVO foi realizada entre 18 e 20 de setembro. Foram ouvidos mil eleitores, a partir de 16 anos, de todas as regiões do Estado via telefone, pelo sistema Cati Ipespe. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o protocolo CE-04936/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05066/2022.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta opções de candidatos ao eleitor, Capitão Wagner lidera com 27% das intenções de voto. Elmano tem 21% da preferência do eleitorado e Roberto Cláudio registrou 11%. Neste cenário, eleitores que pretendem votar branco ou nulo, aqueles que afirmaram não votar em nenhum dos candidatos e os que não souberam ou não responderam somam 40%.Os candidatos Zé Batista (PSTU), Chico Malta (PCB) e Serley Leal (UP) não foram citados na pesquisa espontânea.

Pesquisa Ipespe Ceará (Espontânea)

Capitão Wagner (UB): 27% (+2 pontos em comparação com a pesquisa anterior)
Elmano Freitas (PT): 21% (+8)

Roberto Cláudio (PDT): 11% (=)
Nenhum/Branco/Nulo: 3% (-1)
Não sabe/Não respondeu: 37% (-9)

2° turno

O Ipespe projetou ainda três simulações de segundo turno para governador do Ceará envolvendo os candidatos melhores posicionados na pesquisa.

Capitão Wagner x Roberto Cláudio
Wagner: 45% (+3)
Roberto Cláudio: 39% (-2)
Nenhum / branco / nulo: 12% (=)
Não sabe / não respondeu: 4% (-1)

Capitão Wagner x Elmano Freitas

Wagner: 46% (=)
Elmano: 42% (+2)
Nenhum / branco / nulo: 7% (-2)
Não sabe / não respondeu: 5% (-1)

Roberto Cláudio x Elmano

Elmano: 37% (+1)
Roberto Cláudio: 36% (-2)
Nenhum / branco / nulo: 21% (+1)
Não sabe / não respondeu: 6% (=)
Números que não fecham 100% se devem a arredondamentos

O Povo

Deixe seu comentário

Mais notícias

Publicidade