Aena inicia obras de reforma do Aeroporto de Juazeiro que irá dobrar de tamanho

Foto: Reprodução

As reformas estruturais do Aeroporto de Juazeiro do Norte – Orlando Bezerra de Menezes, iniciaram neste mês de maio, e são um investimento expressivo em segurança, tecnologia, qualidade e eficiência operacional – em todas as etapas do processamento de passageiros, bagagens e cargas –, para que o equipamento atenda a padrões internacionais.

Atualmente o espaço tem 2,5 mil metros quadrados, e vai mais que dobrar de tamanho – ganhando um acréscimo de 3,8 mil metros quadrados. A área total da edificação será de mais de 6,4 mil metros quadrados, ficando com 250% do tamanho que tem hoje.

O prédio atual também será reformado, com a requalificação de todo o espaço. Haverá também uma grande intervenção no acesso viário ao aeroporto. Hoje, uma rodovia estadual passa por dentro do estacionamento do aeroporto, mas, depois da reforma, a estrada vai passar por fora, contornando o estacionamento.

Serão instalados 16 balcões de check-in e totens de autoatendimento para atender todas as companhias aéreas que operam no terminal, novos equipamentos de inspeção de segurança para bagagens, agilizando as filas e melhorando o conforto antes do embarque. Na devolução de bagagens, também teremos um novo processador, mais moderno e eficiente, que ajuda a reduzir perdas.

Na pista de pousos de decolagens, também serão realizadas obras para reforçar a segurança operacional, como, por exemplo, melhorias no pavimento e a instalação de RESAs (Runway End Safety Area) nas duas cabeceiras da pista. As RESAs garantem mais segurança para a operação durante pousos e decolagens, sendo um investimento muito importante em aeroportos modernos.

O pátio de aeronaves vai ganhar mais 5,8 mil metros quadrados e uma nova posição para embarque e desembarque, indo de quatro para cinco pontos, que podem operar simultaneamente. Também vamos poder receber aviões de maior porte. Atualmente, o aeroporto recebe aviões de até 180 passageiros, e vai passar a operar modelos de capacidade estendida, com até 215 passageiros. As obras serão concluídas em 2023.

Deixe seu comentário

Mais notícias