Pelo menos 12 cidades cearenses registraram casos de meningite até março de 2022

Foto: Helene Santos

O Ceará registra casos confirmados de meningite em pelo menos 12 municípios no início de 2022, como monitora a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) com dados atualizados em 5 de março e divulgados neste mês. No período, 26 casos da doença foram confirmados no Estado.

No Dia Mundial de Combate à Meningite, neste domingo (24), a prevenção da doença ganha maior visibilidade e o contexto do Ceará exige atenção devido à baixa cobertura vacinal contra as meningites.

CONFIRA OS MUNICÍPIOS CEARENSES COM CASOS CONFIRMADOS DE MENINGITE ATÉ MARÇO DESTE ANO:

Fortaleza

Caucaia

Aquiraz

Pindoretama

Maranguape

Redenção

Itapiúna

Santana do Acaraú

Quixeramobim

Alto Santo

São João do Jaguaribe

Palhano

A cidade de São João do Jaguaribe, no Vale do Jaguaribe, apresentou o maior indicador detectado pela Sesa com 13,08 casos por 100.000 habitantes. Esse momento inicial serve como alerta para a proteção contra a doença.

A imunização contra a meningite, com as vacinas BCG, Meningococo C, Pentavalente e Pneumocócica, não atingiu a meta em 2020 e 2021. Além disso, o retorno do convívio social sem as restrições da pandemia também facilita a transmissão da doença.

“A meningite é a inflamação da meninge, que é uma membrana que reveste o sistema nervoso central como, por exemplo, o cérebro”, explica Lauro Vieira Perdigão Neto, diretor técnico e infectologista do Hospital São José (HSJ).

Diário do Nordeste

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais notícias

Publicidade