Bolsonaro cumpre, nesta quarta-feira, agenda em Quixadá para lançar programa ‘’Tarefa das Águas’’

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cumpre agenda, nesta quarta-feira, na Região Nordeste, com, visitas aos Estados de Pernambuco e Ceará. Em Recife, Bolsonaro lança a Pedra Fundamental da Escola de Sargentos, uma unidade de ensino para formação dos sargentos do Exército. De Recife, a comitiva presidencial desembarca na Base Aérea de Fortaleza, de onde, por helicóptero, seguirá para Quixadá. A chegada ao município do Sertão Central está prevista para 15 horas.

O presidente Bolsonaro escolheu a cidade, que tem uma grande simbologia no contexto hídrico do Ceará e do Nordeste, para lançar a Força Tarefa das Águas, um programa do Governo Federal que promete levar água para os 9 estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais. Quixadá é sede do Açude Cedro, que tem capacidade para armazenar 126 milhões de metros cúbicos de água e cuja obra foi autorizada pelo Governo Imperial de Dom Pedro II após as secas de 1877 e 1879.

As obras de construção saíram do papel em 1890 e foram concluídas em 1906, nos primeiros governos republicanos. A visita do Chefe da Nação, com a agenda na área hídrica, foi antecedida de um pronunciamento, na noite dessa terça-feira, em cadeia nacional de rádio e televisão, do Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Marinho fez referência a luta dos nordestinos contra as secas, lembrou as ações no Governo Imperial, citou o líder religioso Antonio Conselheiro e, em um dos trechos do pronunciamento e destacou, como uma dos maiores avanços para a população, a Transposição de Águas do Rio São Francisco.

Ceará Agora

Deixe seu comentário

Mais notícias