Em apenas 15 dias de março, Ceará já registrou quase o dobro das chuvas de fevereiro

Foto: Reprodução

Nos primeiros quinze dias de março, o Ceará registrou quase o dobro do volume de chuvas de todo o mês de fevereiro. Segundo dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até a noite desta terça-feira, 15, o segundo mês da estação chuvosa do Estado – que vai de fevereiro a maio – já acumulava 111 milímetros (mm) de precipitações, ante a 64 mm registrados durante os 28 dias do mês anterior.

O índice já contabilizado representa 55% da média histórica para março, que é de 203 mm. Contudo, como ainda restam 16 dias para o fim do mês, é possível que o número seja superado. Tudo vai depender dos indicadores pluviométricos das próximas semanas. Por enquanto, o Estado segue com condições favoráveis para o registro de mais chuvas em todas as macrorregiões, segundo informa previsão divulgada nesta terça-feira pela Funceme.

As precipitações são esperadas, pelo menos, até quinta-feira, 16. A expectativa é que as chuvas ocorram principalmente entre madrugada e começo da manhã. Os maiores volumes podem ser registrados na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, Cariri e na porção sul do Sertão Central e Inhamuns.

De acordo com a Funceme, as chuvas que já banharam o Ceará no mês de março e aquelas que são aguardadas para os próximos dias estão diretamente ligadas à formação de áreas de instabilidade provenientes de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Além disso, fatores locais, como temperatura, relevo e umidade, também podem induzir novas precipitações.

O Povo

Deixe seu comentário

Mais notícias