Governador Camilo Santana entrega trecho 1 do Cinturão das Águas

Foi encerrada, agora há pouco, em Jati, na Região do Cariri, a solenidade de inauguração dos três primeiros lotes do trecho 1 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Ligando a Barragem de Jati, na cidade com o mesmo nome, até o município de Barbalha, o canal tem 75km de extensão.

Batizado de deputado José Wellington Landim, o trecho 1 do CAC está em fase de implantação. Quando o CAC estiver totalmente concluído, serão 145 km de canais com a função de levar a água da barragem Jati, situada no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), na região hidrográfica do Rio Salgado, até as nascentes do Rio Cariús, no município de Nova Olinda, na região do Alto Jaguaribe.

O investimento do trecho inaugurado é de cerca de R$ 1,1 bilhão com recursos do Governo Federal e do Tesouro Estadual.

O governador Camilo Santana presidiu a solenidade acompanhado da vice-governadora Izolda Cela, do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, de prefeitos da Região e demais autoridades.

O homenageado, Wellington Landim, foi presidente da Assembleia Legislativa, prefeito de Brejo Santo, e um dos principais entusiastas da obra de Transposição do Rio São Francisco, articulando politicamente juntos ao Governo Federal e aos municípios beneficiados a obra inaugurada.

O chefe do Executivo destacou o CAC, somado ao Projeto de integração de bacias do Rio São Francisco é a garantia de segurança hídrica, principalmente para os municípios cearenses que mais sofrem com os efeitos da seca.

Camilo Santana destacou a importância do CAC, inclusive para abastecer Fortaleza e a Região Metropolitana.

Deixe seu comentário

Mais notícias