Chove em 60 municípios do Ceará; Barbalha registrou a maior chuva com 54 milímetros

Foto: Reprodução

O Ceará recebeu chuva em 60 cidades no intervalo entre as 7h desta quarta (3) e as 7h desta quinta-feira (4), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação do período foi observada em São Gonçalo do Amarante (55 milímetros).

No município de Barbalha, choveu 54 milímetros, e Pentecoste contabilizou 44,2 milímetros. Caucaia e Martinópole tiveram 40 milímetros e 38 de chuva cada uma respectivamente. E Juazeiro do Norte registrou 24 milímetros, no bairro São José (Maxxi).

O Ceará deverá apresentar condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões nesta sexta-feira (4), conforme previsão elaborada pela Funceme.

No domingo (6), as condições reduzem mais, ficando somente ainda a faixa litorânea, Maciço e Ibiapaba com cenário mais favorável. As demais áreas do Estado, neste momento, têm indicativo de baixa possibilidade.

Em geral, as chuvas previstas pela Funceme deverão ocorrer em virtude de áreas de instabilidade, bem como em razão de efeitos locais, como temperatura, relevo e umidade.

Situação dos maiores reservatórios

O Castanhão está com apenas com 8,38% da sua capacidade preenchida. Ele é o maior reservatório do Ceará e um dos responsáveis pelo abastecimento da capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O segundo e o terceiro maior açude do Ceará também estão com nível crítico. O Orós está com 22,42% da sua capacidade, enquanto o Banabuiú tem 8,22%. Os dados foram retirados do Portal Hidrológico do Ceará na manhã desta sexta-feira.

G1-CE

Deixe seu comentário

Mais notícias