Bolsonaro visita Barragem de Jati e libera água para o Cinturão das Águas no Ceará

Bolsonaro visita Barragem de Jati e libera água para o Cinturão das Águas no Ceará

 O sonho de garantir água em quantidade e qualidade para a população do semiárido nordestino começou com Dom Pedro II, mas só agora vai virar realidade. Após mais de 13 anos do início das obras, os eixos Leste e Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão concluídos e as águas da transposição finalmente chegarão ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira, 9 de fevereiro.

Nesta terça-feira, 8 de fevereiro, a comitiva do Governo Federal, que deverá contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, visitará estruturas do Eixo Norte em Pernambuco, Ceará e Paraíba que possibilitam a chegada das águas do São Francisco ao Rio Grande do Norte.

No Ceará, será realizada visita à Barragem de Jati, estrutura que possui 56 metros de altura e capacidade de acumular até 28 milhões de metros cúbicos de água. O acionamento para enchimento da barragem aconteceu em junho de 2020, possibilitando que a água seguisse para outras regiões do estado, entre elas a Região Metropolitana de Fortaleza.

Durante a visita, será realizada a liberação de água da estrutura até o Cinturão de Águas do Ceará (CAC). O empreendimento não recebe água do São Francisco desde maio de 2021, devido a serviços de manutenção e substituição de equipamentos para modernização da estrutura.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Publicidade