Vinum Cariri lança a 1ª Feira do Vinho na região

Foto: Divulgação

A iniciativa agregou degustação de mais de 100 rótulos de vinho à boa música e comida, com proposta para ser evento anual.

Foi nesse domingo, dia 07/11, das 18h às 21h, que ocorreu a 1ª Feira do Vinho do Cariri. A iniciativa partiu do empresário Eduardo Ribeiro e sua esposa Rayssa Ribeiro, apoiados pelo Davi Goiana, gerente comercial da Opção Distribuidora, uma das maiores distribuidoras da Morandé do Brasil.

Aberto aos profissionais do setor e patrocinadores, o evento reuniu mais de 80 pessoas num ambiente fechado, mas com proposta para acontecer de forma aberta ao público, pelo menos duas vezes ao ano, segundo o desejo do proprietário da Vinum do Cariri, Eduardo Ribeiro.

“Hoje nós abrimos esta feira com uma proposta inicial em ambiente fechado. Mas damos o pontapé para um evento com pretensões de ocorrer duas vezes ao ano, como parte de um calendário caririense.”

Foram seis mesas com sommeliers selecionados a dedo para servirem no evento. Dentre eles, o Carlos Hernan, profissional com mais de 30 anos de carreira no mundo do vinho. Na ocasião, os convidados não foram apenas servidos, mas também ensinados, de maneira prática, a como bem degustar um vinho. A iniciativa agregou a degustação de mais de 100 rótulos de vinho à boa música e comida, a qual foi preparada pelas mãos do cheff Felipe Lustosa. Dentre os pratos estavam as opções de camarão, petiscos, carnes , risoto e outras opções que formaram o menu degustativo, finalizado a partir da análise cuidadosa do perfil convidado.

Em conversa com a Maspa , o gerente comercial da Opção Distribuidora, Davi Goiana, falou sobre a significativa contribuição da feira para a região.

“Antes o vinho era considerado artigo de luxo, com consumo seletivo; hoje, ele é commodities, estando na mesa de todo brasileiro. Este evento é a largada para o estabelecimento de um ramo que, embora já posicionado nesta cultura, necessita de um maior entendimento acerca do vinho e de suas classificações.”

Segundo o Eduardo Ribeiro, a primeira edição da feira ambiciona, também, firmar a região no setor do enoturismo, tendo em vista ser um segmento de alto valor agregado, pois tanto se considera o produto em si quanto à cadeia turística que o ramo possibilita.

“A feira já foi idealizada, estruturada e está ocorrendo. Mas os planos vão para além desta noite. Queremos também que esta feira seja um instrumento eficaz para dar visibilidade ao enoturismo, oportunizando um valor que une sabor e aroma de vinhos ao envolvimento turístico.”

Ao final do evento, o casal de empresários agradeceu a presença de todos, externando o prazer em receber os convidados que, para eles, já são parte da história da Vinum no cariri.

“Somos gratos a todos que estiveram presentes e contribuíram para que este evento acontecesse. Nossas expectativas foram alcançadas e dizemos que todos que estão aqui nesta noite são parte deste início da história da Vinum Cariri.”

Aos amantes da bebida que buscam saborear as melhores opções de vinho, harmonizadas a pratos selecionados e à boa música, destaca-se na região a Vinum Cariri, num formato voltado tanto para vendas, quanto para wine bar, modalidade que envolve degustação de vinhos e petiscos que se harmonizam entre si.

Sarita Bezerra

Redatora da agência Maspa.

Deixe seu comentário

Mais notícias