Governador Camilo Santana inaugura neste sábado (13), o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (Teleférico) em Barbalha

Foto: Reprodução

O governador Camilo Santana irá inaugurar neste sábado (13) a partir das 10 horas em Barbalha , o Complexo Ambiental Mirante do Caldas (Teleférico). O evento ocorrerá na Rua Daniel Cordeiro das Neves no Distrito do Caldas em barbalha, e contará ainda com a presença do Prefeito de barbalha dr. Guilherme Saraiva, vereadores e o Deputado Fernando Santana – Vice-Presidente da Assembleia Legislativa.

O equipamento será gerido pelo Instituto Dragão do Mar. E teve investimento do Governo do Estado na ordem de R$14 milhões. o Teleférico do Caldas será uma das principais atrações de ecoturismo da região do Cariri, proporcionando lazer aos munícipes e visitantes da cidade, além de gerar empregos.

O equipamento interligará um dos principais distritos da cidade, Vila do Caldas, ao Mirante do Cruzeiro, onde é possível contemplar o Vale do Rio Salamanca e o Centro Histórico de Barbalha, e ainda ter uma vista privilegiada da encosta da Chapada do Araripe.

Com capacidade para transportar até 660 pessoas por hora, o teleférico amplia possibilidades de ações voltadas para ecoturismo, educação e preservação ambiental na região. O embarque se dará no antigo Hotel Bom Jesus que foi reconstruído, resgatando suas características arquitetônicas e que abriga bilheteria, salão de exposição, café e centro administrativo do Teleférico. O acesso ao ponto inicial se dará pela rua Daniel Cordeiro das Neves, que foi recentemente urbanizada. Já a estação de desembarque foi construída na área da FLONA, com espaço para contemplação, observatório, mirante e passarela.

Todo o projeto foi concebido de maneira a ter o mínimo de impacto no ambiente natural, aproveitando os espaços de trilhas já existentes e terrenos descampados. O projeto ainda contará com borboletário, bromeliário e viveiro de mudas.

Deixe seu comentário

Mais notícias