Enem 2021: tema da redação é ‘Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’

Foto: Ilustrativa

O tema da redação da edição 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. A informação foi divulgada pouco antes das 14h deste domingo pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, pelo Twitter.

Na última edição da prova, o tema escolhido pelo Inep foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impresa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital. A expectativa em relação ao tema e demais questões da prova deste ano era grande, sobretudo após as denúncias, de servidores do Insitituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que haveria uma forte pressão ideológica no processo de formulação da prova. Em entrevista à imprensa durante a Expo 2020, em Dubai, o presidente Jair Bolsonaro disse que as questões da prova, este ano, começariam “a ter a cara do governo”:

– Ninguém precisa ficar preocupado. Aquelas questões absurdas do passado, que caíam tema de redação que não tinha nada a ver com nada. Realmente, algo voltado para o aprendizado – disse o presidente.

Na última quarta-feira, Milton Ribeiro negou a interferência ideológica do governo no exame, esclarecendo que “a cara do governo” a que Bolsonaro se referiu era “no sentido de competência, honestidade e seriedade”.

Extra

Deixe seu comentário

Mais notícias