Hospital Santo Antônio tem setor de AVC pronto para atender SUS, mas falta verba de credenciamento do Ministério da Saúde

Na próxima sexta é o Dia Mundial do AVC, saiba quais são os principais sintomas
 
Na próxima sexta-feira, 29, é o Dia Mundial do AVCi. A data serve como um alerta à população para lembrar que essa é uma das principais causas de morte no mundo ( No Brasil, o AVC é a segunda causa de morte e incapacidade). O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria. Já o Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.
Em 2020, no Brasil, mais de 78,6 mil pessoas morreram em decorrência de AVC. O médico , Dr José Correia Junior, destaca que atualmente o Hospital Santo Antonio recebe de dois a três casos de Acidente Vascular Cerebral (AVCi) Isquêmico por semana, mesmo tendo o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte, mas com quase 100% de lotação.
“Poderíamos agilizar o atendimento da macrorregião se o Ministério da Saúde mandasse verba mensal para custear o atendimento SUS. Nossa unidade AVC está pronta, equipada, temos profissionais de todas as áreas já disponíveis , mas falta dinheiro e credenciamento”, explica o neurocirurgião/neurorradiologista.
Então, caso haja credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), esse número pode aumentar para cinco ou seis casos por semana, havendo assim um trabalho em conjunto e desafogando outras instituições da região que atendem no limite da capacidade, salvando vidas e evitando sequelas permanentes. Inclusive, não arriscando o paciente do Cariri, que as vezes precisa vir de longe , em busca de tratamento e não sobrevive ou fica sequelado permanentemente (Durante um AVCi, aproximadamente 120 milhões de células cerebrais morrem por hora! )porque são apenas seis horas para tratamento eficaz entre os primeiros sintomas e o atendimento. O tempo é fundamental para evitar possíveis sequelas graves.
Vale destacar que nos dois tipos de AVC, uma vez que o sangue não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorre a perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomas que dependerão da região do cérebro envolvida. O AVC atinge pessoas de todas as idades, sendo raro na infância.
Seis principais sintomas
Enfraquecimento, adormecimento ou paralisação da face, braço ou perna de um lado do corpo,
Alteração de visão: turvação ou perda da visão, especialmente de um olho,
Dificuldade para falar ou entender o que os outros estão falando,
Tontura sem causa definida, desequilíbrio, falta de coordenação no andar ou queda súbita, geralmente acompanhada pelos sintomas acima descritos,
Dores de cabeça fortes e persistentes,
Dificuldade para engolir
Assessoria ComMonike.com.br

 

Deixe seu comentário

Mais notícias

Publicidade